Saiba mais sobre:
TRAÇAS
As traças podem estar silenciosamente destruindo a sua roupa
As traças são pragas domésticas comuns de serem encontradas em casa. Existem 3 tipos de traças que danificam objetos diferentes: traças de roupas, de papéis e livros e de comida. Na fase larval, elas ficam em um casulo e podem ser encontradas nas paredes dos ambientes.
Essas pragas vivem em locais úmidos e seus nutrientes vêm de matéria orgânica vegetal. Tudo que contenha celulose pode ser atacado pelas traças. O inseto pode viver até 4 anos.
Se você acumula papéis e objetos em casa, saiba que elas podem estar entre suas folhas, já que o ambiente sujo com poeira é favorável a sua proliferação.
Os sinais de que existem traças em seu ambiente são:
-
Pequenos buracos em objetos que contenham celulose em sua composição;
-
Roupas com poeira, descoloridas ou com cheiro de mofo;
-
Teias nos cantos de paredes, caixas, quartinhos e armários, por exemplo.
Apesar de danificarem objetos, as traças não oferecem risco à saúde humana. Acabar com traça de parede ou traça doméstica é um desafio!
É terrível encontrar casulos pelas paredes, ou levantar uma caixa que está tomada por traças. Ninguém gosta de ter invasores indesejados no ambiente.
Ciclo de vida das traças
As traças possuem 4 fases de desenvolvimento: larva, pupa com casulo, pupa sem casulo e adulto. A traça pode se proliferar durante todo o ano. Porém, seu ciclo é acelerado nos períodos mais quentes, de primavera e verão. Após a reprodução, a fêmea coloca seus ovos em um local protegido como frestas e buracos dentro do ambiente.
A traça pode colocar de 50 a 150 ovos. Os ovos podem ser depositados também em locais de nutrição das traças, pois as larvas vão se alimentar desse material. A fêmea morre alguns dias depois pois utilizou muita energia e não possui aparelho para se alimentar.
O período da fase larval é variado – de meses a anos. Na fase de larva é que os insetos destroem objetos e materiais no seu ambiente. Ela come tudo que encontra até se transformar para sua última etapa de vida: traça adulta.